{Resenha} - Perdido em Marte - Livro e Filme

Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Avaliação: 5/5
Sinopse: Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho.
Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente.
Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate.
Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico – e um senso de humor inabalável –, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.
Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá.
Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.


Fiquei extremamente feliz em poder ter lido este livro e é claro que logo em seguida fui assistir ao filme, devo dizer de antemão que ambos são ótimos. Acho que nesta resenha vou tentar não me apegar tanto em descrever o enredo para vocês, até porque o livro e filme foram bem comentados pelas redes sociais e provavelmente vocês já devem conhecer um pouco sobre eles.


Mark foi um personagem muito bem desenvolvido e com um ótimo humor, mesmo sua missão inicial tendo fracassado e seus companheiros o abandonado em Marte, claro que sem querer, pois quando ele foi atingido pela antena o sistema de monitoramento do seu traje indicou vazamento e perda de sinal vital. Mesmo com tudo isso ele procurou se manter firme, tipo assim:

"Não vou morrer nessa porra de planeta!"

Se você até agora apenas viu o filme, recomendo que você leia o livro, de maneira nenhuma digo que o filme é ruim mas no livro temos mais detalhes e muito mais barreiras Mark teve que superar, tipo explosão, teste com o veículo, frustração ao quebrar algo extremamente necessário!

A narrativa do livro é excelente, ficamos sofrendo com Mark, esperamos que a cada ideia tudo finalmente dê certo e ele possa enfim ser resgatado. A aflição dos cientistas em terra também é algo instigante, as decisões a serem tomadas para poder buscar seu astronauta perdido.

Ah já aviso que vocês irão adorar o senso de humor de Mark, acho que isso foi primordial para que ele não morresse no planeta vermelho, afinal era de se esperar que uma pessoa sozinha vendo sua comida acabar e suas chances de sobrevivência diminuindo a cada dia entrasse e surto! Mas Mark não é do tipo que se entrega fácil, e ele é um cientista que adora resolver problemas e isso ele tem de sobra kkkkkkk.

Do livro é isso, excelente e altamente recomendado, se você gosta de ficção científica, viagens espaciais e um pouco de astronomia esse livro é mais do que recomendado para você.

Avaliação



Trailer



De cara gostei da escolha dos atores no filme, Matt Damon desenvolveu um ótimo papel e soube dar vida ao personagem, de maneira bem semelhante ao livro pudemos sentir a vontade de sobreviver de Mark e sua perseverança em resolver os problemas que iam surgindo.

Olhem só que imagem bacana, assim você podem ter uma noção sobre os atores e onde se encontram:







Outra parte legal foi quando ele finalmente conseguiu produzir água (sem se explodir) e posteriormente suas batatas começaram a germinar, imagine você sozinho em Marte e conseguindo plantar e colher batatas.


Algo que me deixou um pouquinho incomodado no filme, foram os detalhes sobre  maquinário disponível para Mark e como ele os usou, isso no livro é um pouco mais sofrido e seria interessante ver na telona.

Mas esses pequenos detalhes que me incomodaram não tiram a qualidade do filme, gostei muito da ambientação e dos efeitos utilizados, são 2h e 22m de filme que nem se quer vemos passar e geralmente quando ocorre isso é porque o filme é bom!

Avaliação







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...