{Resenha} - Fora de Mim - Sharon M. Draper

Autora: Sharon M. Draper
Editora: V&R
Páginas: 208
Avaliação: 4/5
Sinopse: A maioria das pessoas não se dá conta do poder das palavras. Para Melody Brooks, elas são como pequenos tesouros. Melody tem paralisia cerebral: não pode andar, não pode ir ao banheiro ou se alimentar sozinha, nunca disse uma palavra... e ela tem quase onze anos. Os médicos foram categóricos e disseram que Melody seria um fardo, mas seus pais sabiam do potencial da filha. Bastava apenas querer enxergar. Melody tem memória fotográfica, um rico vocabulário e uma sensível percepção da vida. Talvez seja a menina mais inteligente de sua escola. Mas quase ninguém consegue percebê-la. Não sabem que ela consegue ouvi-los, entendê-los e que tem muito a dizer. Melody quer tocar o mundo. Romper com os limites aparentemente intransponíveis impostos por seu corpo. Determinada, ela vai encontrar uma forma de mostrar que pode ir além e surpreenderá a todos.



Oi pessoal!
Nossa que saudade de vocês sagazes. Estou de volta, trazendo a resenha de um livro para tocar seu coração meu querido leitor.

De inicio vamos conhecer a pequena Melody, para os íntimos Mello Yello, uma garota extraordinária, sensível, muito inteligente e com um gosto peculiar para a música.


A Melody tinha o que os médicos chamam de Paralisia Cerebral: não pode falar, andar, não pode ir ao banheiro ou se alimentar sozinha, nunca disse uma palavra e na sua cabeça existiam milhares delas, a Melody já tinha quase onze anos. Os médicos sempre falavam para seus pais que ela seria um fardo, mas os pais da Melody não poderiam a amar menos simplesmente por suas limitações. 

“Quando eu tento falar, fico com as palavras explodindo na minha cabeça, mas na minha boca só saem sons e gritinhos sem sentido.”

As pessoas não enxergavam o que existia dentro da Mello, viam apenas uma menina esquisita, que só gritava, fazia gestos e babava em horas inapropriadas. Mas nos leitores podemos acompanhar a jornada da Mello para mostrar ao mundo do que ela era capaz.

Imaginem como é a vida de uma criança com qualquer tipo de deficiência em uma escola comum. Na escola da Melody não é diferente, os “normais” ficam apenas com os “normais” e os “esquisitos” ficam com os “esquisitos”, isso começa a mudar quando a diretora implanta um projeto chamado de Inclusão, onde as crianças com deficiência se juntam com as outras crianças para partilharem uma aula diferente. Foi ai que a Melody descobre que de alguma forma precisa falar, se expressar em palavras como as outras crianças. Com a Sra. V que era sua vizinha e amiga da família, descobrem um dispositivo que poderia ser programado para ser a sua voz, esse dispositivo era chamado de Medi-Talker, para os íntimos “Elvira”. Nesse ponto da história se inicia uma nova jornada em sua vida, onde o impossível se torna possível.

“A gente riu tanto que a professora teve que por o dedo nos lábios, fazendo sinal para gente ficar quieta. Nunca na minha vida um professor me mandou ficar quieta porque eu tava conversando com alguém durante a aula! Foi a melhor sensação do mundo! Fiquei me sentindo igual ás outras crianças.”


E essa é apenas uma parte da incrível história da Melody, como eu você vai sentir que está vivendo a vida dela, vai ver nos olhos de capa pessoa que o que eles enxergam é apenas uma garotinha em uma cadeira de rodas, não a menina que tem um incrível gosto para música, ou a menina que tem muita noção de moda e nunca a menina que adora sempre uma boa piada.

Fora de Mim é um livro com uma sensibilidade tremenda, toca seu coração e sua alma, eu particularmente amei a leitura do começo ao fim, se pudesse abraçaria a autora e lhe diria: Você definitivamente tem o dom das palavras! Na história cada personagem tinha que existir, cada dificuldade enfrentada pela Melody e sua família tinha que está ali, porque cada vitória sua me fazia acreditar que o nosso mundo e as pessoas ainda têm cura.

Acredito que esse é aquele livro que todo a família deveria lê-lo, deixo aqui minha indicação de leitura. Desejo a vocês uma ótima viagem nessa belíssima obra.
Beijocas da Deebs!


Avaliação






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...