{Resenha} - Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi

Autor: Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
Páginas: 208
Avaliação: 3/5
Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.

A história começa nos apresentado João, um garoto simples e super introvertido, como qualquer outro garoto ele tentará passar ileso pelo ensino médio. Mas é claro que isso é uma missão impossível.

João sempre foi taxado de esquito, por ser muito quieto e nunca querer fazer as mesmas coisas que a maioria dos garotos, seu único amigo é o Daniel, que por sinal é o único negro da turma. Juntos eles resolveram criar um vlog para tentar minimizar os efeitos da timidez de João, mas isso não ajudou tanto assim.


Logo no início do livro os dois bolam uma plano para entregar um bilhete para Mariana, uma garota que o João gosta mas tem vergonha de ir falar com ela. É ai que o bullying se acentua, Mariana é namorada do valentão da escola, Guilherme, então vocês já podem imaginar o que aconteceu por causa desse bilhete.

João teve sua cabeça enfiada na privada e mais uma vez foi ridicularizado perante a turma, os garotos colaram seu caderno na mesa e o professor Leonardo simplesmente nem ligou, disse que não poderia fazer nada.

Vou contar para vocês o início da reviravolta, em uma das investidas de Guilherme contra João, finalmente a raiva toma conta e ele enfim reage e chuta Guilherme nos países baixos, desarma totalmente seu inimigo e para coroar tudo, o Daniel filmou tudo com seu aparelho celular! Após o ocorrido e aquele tremendo puxão de orelha da mãe e da coordenadora da escola, João e Daniel conversam sobre o que fazer com o vídeo, mas não decidem nada e Daniel disse que iria pensar em uma boa ideia.

Daniel jogou o vídeo no canal do youtube e do dia para noite João se torna uma web celebridade e herói para todos aqueles que sofrem bullying!

Não vou mais falar dos fatos quero apenas expor a minha opinião sobre o que senti a respeito da história, primeiro senti um pouco de estranheza com o ambiente escolar, mais me parece uma escola nos EUA do que uma escola em São Paulo, sei que existem escolas particulares que seguem um modelo de gestão bem diferenciado mas temos que nos ater que a maioria das pessoas depende de um sistema público totalmente defasado, o ambiente é o pior possível e neste lugares sim temos o extremo do que possa ser o bullying.

Falo isso por experiência própria, estudei minha vida toda em escola pública e passei pelos dois lados da moeda do bullying, tanto tiveram os que me importunaram quanto tiveram os que eu importunei, mas ao chegar no ensino médio minha cabeça já estava mais no lugar e passei a ser o apaziguador de ânimos, mas o dia a dia em escola pública foi realmente punk!

A relação dos pais de João também me pareceu algo meio forçado, não sei se realmente os pais reagiriam dessa maneira, pelo menos os meus não né.

Acho que no geral o livro poderia ser mais denso, tratar sobre bullying é algo realmente sério, os males que pode causar na vida de uma pessoa chegam em certos pontos a serem irreparáveis. Creio que o Danilo quis atenuar um pouco sua história, até entendo isso mas para mim não foi o suficiente para me ganhar por completo.

De maneira nenhuma digo que o livro é ruim, deixei bem claro que está é minha opinião sobre a obra e que você meu amigo leitor poderá achar totalmente o contrário do que eu digo aqui nesta resenha, acho que quando lemos alguma critica sobre um livro cabe a nós ir lá e lê-lo também e aí sim poderemos dar nossa própria opinião sobre o tema proposto, e é isso que sugiro a vocês, leiam e depois voltem aqui e me digam o que acharam, vamos trocar ideias e debater nossas opiniões.

Bem é isso pessoal, em resumo o livro trata sobre o bullying, amizades, amores, superação. Mais uma vez, cabe a cada um de vocês mergulhar na história e ver se ela vai te conquistar ou não.


Avaliação




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...