{Resenha} - As Esganadas - Jô Soares

Autor: Jô Soares
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 264
Sinopse:  Os tipos e a trama deste livro são especialmente engenhosos e através deles o autor nos dá um retrato saboroso do Rio de Janeiro no fim dos anos 1930 e começo do Estado Novo — o Rio das vedetes que davam e dos políticos que tomavam, das estrelas do rádio e das corridas de “baratinhas”. E nesse mundo em ebulição chega uma figura portuguesa, saída de um poema do Fernando Pessoa, para elucidar o estranho e terrível caso das gordas desaparecidas que… Mas não vou revelar mais nada. Um dos prazeres da literatura policial é ir acompanhando o desvendar de uma trama, levados de revelação a revelação por alguém com a fórmula exata para nos enlevar — e enredar. No caso do Jô, quem nos guia é um autor que já provou seu domínio do gênero, e que aqui se supera na perfeita dosagem de invenção, humor e erudição que nos prende desde a primeira página, desde a epígrafe. Prepare-se para ser enlevado e enredado, portanto. E prepare-se para outras sensações. Só posso dizer que a trama deixará você, ao mesmo tempo, horrorizado e com fome. E que depois da sua leitura os Pastéis de Santa Clara jamais significarão o mesmo.


Oi Pessoal! Me chamo Fernanda, trabalho com a Deebs e descobrimos muita coisa em comum, uma delas é a paixão pela leitura. Venho aqui estreando com minha primeira resenha, espero que seja a primeira de muitas e estou adorando fazer parte dessa turminha Sagaz!




Lançado em 2011 pela editora brasileira Companhia das Letras as esganadas retrata uma série de assassinatos perpetrados contra vítimas gordas. Da maneira mais inusitada esse assassino em serie tomado pelo ódio que tinha da sua mãe que era a gorda mais gulosa que ele conheceu ,passa a matar com receitas portuguesas todas as gordas da cidade do Rio de Janeiro.

"Ela enfia na boca o éclair de uma só vez e se aproxima daquele Eldorado gastronômico sem saber que se avizinha da sua última tentação."

Em busca desse assassino astucio,um delegado ranzinza,seu assessor medroso e um sofisticado e culto ex-inspetor português passa por diversas aventuras atras desse psicopata que sofre com a Síndrome de Nagali, dificultando encontrar o dono dessa mente mirabolante já que ele não possui digitais e não deixa rastros. 

"Como se diz em Portugal: por mais caridades que faças e por mais rico que sejas, a quantidade de pessoas que irão ao teu funeral vai depender do tempo que estiver fazendo."

As esganadas como são chamadas as vitimas,são moças jovens,bonitas e gordas atraídas pelas delicias portuguesas, são esganadas e empanturradas de comida até a morte e depois, da forma mais improvável seus corpos são expostos, para os investigadores, que não encontram uma forma de encontrar esse maniaco.

Divirta-se,surpreenda-se e viaje na ficção e nos mistérios desse romance policial do grande artista que é Jô Soares.


Avaliação



By Fernanda Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...