{Resenha} - Prince of Thorns, Mark Lawrence - @DarkSideBooks

Autor: Mark Lawrence
Editora: DarkSide
Páginas: 360
Onde comprar: Saraiva
Sinopse: Tem início a Trilogia dos Espinhos: Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da Rainha mãe e de o seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família, nem tampouco fugir do horror. Jogado à sorte num arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma. O príncipe dos espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram. 





Hoje trago para vocês o vol.1 da Trilogia dos Espinhos, Prince of Thorns nos apresenta o jovem Jorg Ancrath. Logo de cara devo alertar vocês que este livro não retrata um herói bonzinho e que é capaz de dar a vida para proteger os mais fracos, muito pelo contrário, Jorg é capaz de matar o mais fraco para que ele não atrapalhe seus planos.

A personificação do anti-herói, aquele que não mede esforços para alcançar seus objetivos, isso tudo em um reino de fantasia perdido em um tempo cronológico indistinto, mas creio eu que seja uma tempo depois do nosso. Quem leu o livro deve ter percebido isso também.



Jorg é o sucessor ao trono de Ancrath e em uma viagem com sua mãe e seu irmão mais novo, eles são emboscados! E Jorg é arremessado da carruagem em cima de um emaranhado de "roseira brava" os espinhos perfuram sua pele e ele nada consegue fazer nada, nem ao menos um grito ele consegue expelir. Preso nos espinhos ele vê sua mãe sendo estuprada e morta, seu pobre irmão feito em pedaços como se fosse um brinquedo.

Um garoto de apenas 9 anos passar por tudo isso e ainda sobreviver é algo surreal, mas Jorg é duro na queda e acaba por ser resgatado por súditos de seu pai, muitos acreditavam que ele morreria devido ao veneno dos espinhos que causavam infecção por todo o corpo do garoto. Mas nosso Jorg não se entregaria tão fácil e não descansaria até poder vingar sua família, em um rompante de pesadelos e agonia ele se levanta furiosamente de sua cama e simplesmente mata um guarda que tomava conta dele no quarto.

Ao ler o livro já temos que ter em mente que Jorg desde muito cedo foi educado para ser um rei, ele é muito perspicaz e mais sábio do que a maioria dos homens do rei, seu tutor Lundist foi um dos maiores responsáveis por sua instrução, alguém que Jorg com certeza vai lembrar o resto da vida.

Jorg ao se recuperar fica indignado que seu pai, o rei Olidan, não procurou vingança pela morte do filho e de sua esposa. Jorg não descansaria até conseguir a cabeça do assassino de sua família, acende-se então o fogo da vingança no peito do nosso "príncipe dos espinhos".

Confesso que me vejo tentado a contar toda a história para vocês, mas é claro que não posso fazer isso, vou relatar apenas como Jorg conseguiu seu grupo de "irmãos da estrada".

Ao saber que os calabouços estavam cheios e que haveriam execuções, Jorg juntamente com Lundist desceram as masmorras para verificar quem eram os felizardos, claro que essa ideia foi de Jorg e seu tutor nada pode fazer para dissuadi-lo, chegando lá um homem estava deitado e atado em uma especie de cama para tortura, o homem era negro e conhecido como nubano, os carcereiros avisaram que ele era perigoso, Jorg então se aproximou e perguntou para o nubano se ele realmente era perigoso e este respondeu que sim, então Jorg soutou uma de suas mãos e disse "Me mostre"!

O nubano rapidamente atacou os carcereiros e se soltou, Jorg e o nubano soltaram os outros do bando, Lundist bem que tentou lutar mas não conseguiu fazer muita coisa, Jorg decidiu ir junto com o bando e buscaria por vingança junto com o grupo.

Basta vocês entenderem que todos do grupo são altamente perigosos, cada um tem seu jeito de matar, Rike é um dos piores! Com 2m de altura e uma cara que espanta até fantasmas, é aquele que você deve sempre desconfiar mas que desejaria ao seu lado em uma batalha. Makin, um enviado do rei para buscar Jorg, acaba por se tornar seu aliado e principal conselheiro e lembrem bem desse nome no decorrer da leitura.

Todo o enredo é muito rico, as batalhas são muito bem desenhadas, mesmo que as vezes você pense que Jorg e seus irmãos serão derrotados o vento do destino sempre acaba mudando, essa é a força de Jorg, lutar contra as chaces de derrota e fazer de tudo para sair vencedor nem que para isso deva sacrificar alguns de seus peões.

A magia também permeia esta jornada, afinal o império vive em guerra e por trás de cada governante existe um mago conselheiro, e é esta a guerra que Jorg quer por fim, ele irá batalhar contra todas as forças que clamam por sua derrota. O mago Sageous, conselheiro do rei Olidan, sempre procura deturpar os sonhos de Jorg, um ser de muito poder mas que se sente abalado pela perseverança do garoto. Muitas outras criaturas fantásticas vão aparecer, fantasmas, trolls, necromantes entre outros.

Atentem para o detalhe que os diálogos são postos entre "aspas" e não com um travessão, isso não me atrapalhou em nada durante a leitura, percebemos nitidamente quando os personagens estão "falando". E outra coisa muito legal é que os capítulos se alternam entre presente e passado, contando tudo o que houve com Jorg e as coisas que ele está tramando no presente, isso nos deixa bem conectado com seus motivos e suas intenções.

Quanto a edição do livro, galera é qualidade DarkSide! Capa dura, folhas negras entre capítulos, fonte de tamanho ótimo e diagramação perfeita, vocês com certeza não terão do que reclamar desse livro. Já finalizei a leitura do vol.2 King of Thorns e muito em breve trarei a resenha para vocês.

Então é isso, uma história de um anti-herói que não irá perdoar aquele que atravessar seu caminho, morte e sangue permeiam seus passos, mas mesmo assim nos vemos torcendo por ele, mesmo quando ele é capaz de matar todos os habitantes de um castelo! (mini-spoiler)

Espero que vocês tenham gostado da resenha e aqueles que estavam em dúvida sobre ler ou não este livro, não tenham mais dúvidas e comecem a leitura. Já aqueles que leram eu quero saber de vocês o que acharam da história. Um abraço e até a próxima.

AVALIAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...