{Bate Papo} - Tipos de leitura e leitores, qual é o seu tipo?



Olá pessoal como vocês estão? Espero que todos estejam bem e que estejam afim de bater um papo, nada de argumentos técnicos ou complicados, vamos apena trocar uma ideia sobre o assunto.

Você algum dia já se peguntou sobre o tipo de leitor que você é ou qual o tipo de leitura que você faz?

Se formos pesquisar encontraremos várias definições técnicas sobre o assunto, e uma certa variedade de definições, cada autor procura determinar sua visão e pelo que eu vi não existe um consenso geral sobre o assunto. Então vamos ao nosso modo mesmo:


Relacionado aos tipos de temas de leitura vemos que existe alguns de fácil assimilação:

*Leitura para distrair: aquela que fazemos sem nenhuma pretensão ou preocupação, pode ser por exemplo lendo um HQ. A ideia central é se divertir.

*Leitura acadêmica: essa é tensa viu, para quem estuda sabe muito bem o que eu estou falando, alguns temas até são interessantes e relacionados ao curso acadêmico de cada um, mas o que nos chateia é quando temos que ler algo por obrigação e geralmente relacionado a algum trabalho. Essa é aquele que posso dizer "é ruim e boa ao mesmo tempo", pode ser chata as vezes mas é sempre instrutiva.

*Leitura informativa: onde queremos saber o que está acontecendo no mundo ou simplesmente em nosso bairro, se dá quando buscamos ler jornais e revistas (virtuais ou não).

*Leitura crítica: essa é a que nós blogueiros mais nos apegamos, lemos diversos livros e de temas bem variados buscando analisar o que o autor queria transmitir com aquele texto, procuramos analisar a construção textual e isso, muito provavelmente, resultará em uma resenha, resenha essa que pode ser escrita ou em vídeo.

Quanto aos leitores, podemos analisar da seguinte forma:

*Leitores assíduos: não conseguem ficar sem ler, precisam de um livro quase como precisam de oxigênio. Claro que estamos nesses aqui, sempre queremos algo novo e procuramos mergulhar em diferentes mundos.

*Leitores esporádicos: são aqueles que surgem por gostar de determinado livro que esteja em ascensão na mídia e depois não segue lendo outros títulos, só retorna quando um novo livro se torna o foco das mídias e redes sociais.

*Falsos leitores: infelizmente existem esses, são aqueles que dizem ler vários e vários tipos de livros quando na verdade não leram, tentam parecer "intelectuais" mas acabam por se tornar chatos e inoportunos. Temos alguns desse tipo espalhados pela blogsfera.

*Leitores acadêmicos: existe sim aquele grupo que coleciona enciclopédias em sua estante, várias biografias e livros de estudo, são visitantes assíduos dos sebos pois as melhores obras não são fáceis de encontrar em livrarias e muitas delas foram publicadas antes de 1980.

Claro que eu poderia aqui criar uma lista enorme de definições, mas estes são os mais usuais e que realmente identificamos por ai. Algo interessante também é como lemos, por exemplo:

Tem pessoas que conseguem ler um livro de 500 páginas em dois dias e outras que passariam 2 semanas com o mesmo livro.

Eu leio devagar, gosto de ir aos poucos e degustando a história, se eu tento acelerar muito o ritmo acabo por não assimilar tudo o que a história queria me passar, por hábito consigo parar de ler por alguns dias e retornar para o livro e me lembrar de tudo que eu tinha lido e de como estava o ritmo da história, já minha esposa Deborah Aline consegue ler em um ritmo mais acelerado e não se desconecta da história.

Tem aquelas pessoas que se utilizam da leitura dinâmica e devoram livros inteiros em poucas horas, todos podemos tentar chegar neste nível, existem cursos para isso e com a prática a velocidade de leitura e compreensão vão aumentando.

Mas no final o que importa é ler e incentivar que seus amigos, filhos, parentes ou apenas conhecidos leiam, ler nunca é demais. Mas fica uma ressalva: atentem para a classificação indicativa do livro, tem adolescentes de 12 a 14 anos lendo livros hot recomendados para maiores de 18 anos, não há porque querer atropelar os passos da vida, tudo vai chegar no seu tempo.

Com está postagem quero saber a opinião de vocês, o que vocês acham do tema e o que tem para acrescentar, vamos trocar ideias.

Espero que vocês tenham gostado, é a primeira postagem que faço desse tipo e espero voltar em breve com outros temas para debatermos.


P.S. Se tiver algum erro gramatical na postagem não deixem de me avisar, mande um e-mail para: leitorsagaz@gmail.com ou utilize o formulário de contato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...