{Resenha} - Paralelos - Leonardo Alkmim

Como vão amigos leitores? Espero que todos estejam bem e colocando suas metas de leitura em prática, eu particularmente não consigo seguir uma lista, pego aleatoriamente na estante. Este livro eu comprei diretamente com o autor, a sinopse e resenhas que eu havia lido me chamaram muito a atenção e eu queria descobrir o que era "Paralelos", então amigos venham provar um pouco deste gostinho:


Autor: Leonardo Alkmim
Editora: Geração Editorial
Páginas: 432
Sinopse: Em um terrível acidente rodoviário, Alexandre morre, mas seu irmão gêmeo Vítor, surpreendentemente, sobrevive. No entanto, ao despertar numa dimensão paralela, autossuficiente e resguardada por instâncias elementares, como o Horizonte de Energia, o Conselho, Deus e os anjos, Alexandre descobre que deveria ter sido salvo e Vítor morrido, equívoco que coloca em risco rodo o funcionamento do cosmos. Embora em dimensões diferentes, os gêmeos precisarão lutar para restaurar o equilíbrio do Universo. Uma aventura fantástica, surpreendente e rica em seus detalhes mais sutis, que arrebata o leitor com todas as suas surpresas e revelações a cada capítulo, além de conquistá-lo com seus personagens ora cativantes, ora assustadores, porém sempre muito interessantes e bem construídos.Fonte


Bem a sinopse já entrega muito do que vamos ver no livro, mas não tudo! Vamos ver um pouco sobre a criação do universo, existencialidade, física quântica, a "partícula de Deus" também é mencionada, essa para quem não sabe é denominada "Bóson de Higgs". Ficaram curiosos em como tudo isso se encaixa na história? Continuem lendo a resenha.


Alexandre e Vitor são daquele tipo de irmão gêmeos que, um sente o que o outro sente, são super ligados, as vezes em que Vitor se machucou ou lhe ocorreu algo foi exatamente quando estavam separados. Mas em um acampamento escolar toda a harmonia estava por se dissipar, Alexandre estava muito triste e arredio pois sua namorada preferiu não ir na viagem.

Alexandre resolveu beber e ficar mais afastado dos outros, se embrenhou um pouco na floresta e ficava apenas acompanhando tudo ao longe, tudo ia até bem, daria para suportar o acampamento e voltar ileso para casa, mas algo terrível acontece! Cecília, a namorada de Vitor, confunde Alexandre e já parte para beija-lo ali na floresta, escondidos, em recanto para o amor, só que Alexandre ao invés de impedi-la ou falar alguma coisa, simplesmente deixa tudo rolar, um beijo bem caloroso e muitos abraços, nada mais que isso.

Tremenda traição, apunhalou o irmão pelas costas, se sentia devastado, não queria olhar na cara de ninguém quando o dia amanheceu, simplesmente arrumou suas coisas e entrou no ônibus rapidamente e sentou-se ao fundo. Vitor não queria acreditar que isso fosse verdade, sentou mais a frente e nem sequer olhou para o irmão, Alexandre então resolve levantar, já com o ônibus em movimento, foi ai que tudo parou! O tempo não mais existia,o ônibus despencou pelo barranco e caiu em um rio.

Não vou mais entrar no mérito do enredo, quero expressar aquilo que senti sobre o que me foi apresentado, Leonardo nos apresenta um mundo paralelo, o mundo da anti-matéria, onde seres de energia existem para nos acompanhar e muitas vezes proteger.

Este mundo tende a entrar em colapso justamente por este erro de salvar o irmão errado, o autor se utiliza de conceitos da física quântica, estes seres permeiam em meio a matéria, vagando em frequências diferentes, se transmutando em átomos diferentes.

O conceito de "Nada se Cria Tudo se Transforma" é amplamente utilizado e debatido, pois isso é o que esta em perigo, simplesmente o "existir" pode não acontecer mais, ele coloca nossas vidas como uma passagem transitória para outra fase, a fase pura da existência, a fase molecular, onde se existe e tem consciência disso mas muitas vezes não tem forma, meio complicado não é? Mas não se assustem, os termos físicos usados são explicados ao decorrer da história de maneira um pouco mais simples, vocês acabarão entendendo tudo.

Gostei da divisão dos capítulos, onde ora estamos acompanhando a repórter Ana Beatriz, ora estamos no mundo paralelo acompanhando as descobertas de Alexandre e vendo sua batalha em descobrir um jeito de salvar seu irmão Vitor, pois Vitor já não tinha mais o direito de viver, ora estamos acompanhando Quenon o maior guardador de toda a academia. Isso ocorre de maneira simples e ajuda quando temos que dar uma pausa na leitura, pois sempre para quando vou inciar um novo capítulo.

O livro também trata da fé, mas não a fé religiosa, trata do surgimento de Deus e do universo, nada de maneira cética ou cientifica demais, trata de uma visão bem diferente, nada que eu já tenha visto, gostei bastante disso.

Tenho que parabenizar o autor por sua pesquisa, pois esse mundo paralelo envolto em energia não foi nada fácil de criar e transmutá-lo em história. Só posso finalizar a resenha dizendo que recomendo a leitura, é uma abordagem super diferente com relação aos desígnios do universo, foi super bacana ler este livro, e mais uma vez um autor nacional me surpreende e muito!





Quotes que eu gostei!

"A inteligência pode ser medida pela quantidade de incertezas que alguém é capaz de suportar" pág.82

"O Conselheiro não era um ser antropomórfico, ... , Era luz. Magnetismo. Calor. Eletricidade. Existia no espaço como a aurora boreal e no tempo como o pensamento" pág.90

"- Poi eu vou lá. Vou e arrebento a boca de qualquer capeta que cruzar na minha frente. Porque o Vitor é tão bom quanto eu. É melhor que eu! E por causa de um gesto de desespero, depois de passar por um acidente como aquele, não é justo ele ser condenado enquanto eu fico aqui - comecei a me esmurrar - Eu é que sacaneei com ele. Sou eu que tenho que ir enfrentar esses demônios desgraçados! - Segurei os ombros dela com violência - Eu quero ir pro inferno! Você entende? Me ajuda, me mostra o caminho pro inferno!" pág.167

"- Pedi que você esquecesse a religião, agora peço que esqueça a ciência. Esqueça a Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica. Foram descobertas fantásticas, com efeitos comprovados, mas o problema é que uma contradiz a outra! Não vamos cair na armadilha de buscar uma Teoria do Tudo. Quem tenta essa unificação está no caminho errado" pág.198

"- A Fórmula nos mantém em movimento através da fé na dúvida. Enquanto duvidarmos, existiremos. E existir é tudo" pág.221




23 comentários:

  1. Eu tenho o livro aqui, adoro ficção científica e com certeza irei gostar desse. Sua resenha me deixou bem ansioso.

    Robs - Perdido em Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Robson, quando tiver um tempinho leia e me diga o que achou, quero muito saber a opinião dos próximos leitores.

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  2. Diego, como você eu leio de forma aleatória, não consigo estabelecer uma meta. Sobre o livro, tenho muita vontade de ler, a história parece incrível e as apostas da Geração Editorial são sempre acertadas. Excelente resenha!

    Bjs, Isabela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Isabela essa foi uma aposta acertada da Geração Editorial me surpreendi bastante com a história, gostei do tema e como o autor mesclou tudo.

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  3. Eu não tenho esse livro e tenho ajudado muitos autores nacionais com divulgações.
    Mas confesso que a história me deixou bem curiosa para saber mais sobre ele.
    Só que eu não sei se chega a ser meu genero entende?
    Só que tipo, eu acho que irei ler sim, porque eu só julgo uma obra após ter lido, até porque eu posso acabar me surpreendendo e mudar de ideia nos meus conceitos.
    Enfim...Gostei bastante da sua resenha. Parabens.
    Quem dera eu fazer uma resenha tao bem explicadinha assim como vc rs
    Eu ainda chegarei lá

    Se cuida linda e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Silvana, que bom que você gostou da resenha e vai dar uma chance para o livro. E o linda vou considerar para minha esposa viu rsrsrs
      Obrigado pela visita!

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  4. Um livro muito interessante e que vai interessar a pessoas muito curiosas e que gostam de algo novo, como muita ciência tida como complicada no meio de uma ficção que, pelo jeito, pode arrancar o fôlego, deixando a pessoa sem respirar...
    Gostei bastante do livro e pretendo lê-lo quando possível!
    Abraços Diego e ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Divana, econtramos tudo isso neste livro! Uma mistura boa!

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  5. Achei o enredo bem diferente, este universo paralelo pareceu bem interessante e me deixou muito curiosa, parece ser uma leitura cativante, cheia de novidades e muito bem construída. Ainda não li nada deste autor, mas esta obra me interessou muito, espero poder ler em breve também! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, realmente muito diferente, nunca li nada parecido com este livro! Quando ler venha me dizer o que achou.

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  6. Essa editora está me surpreendendo muito viu?
    Estou vendo várias resenhas positivas e maravilhosas de vários livros publicados por ela! Até acabei comprando dois deles!
    Esse é outro que acabou de entrar para minha lista de desejados! meu bolso não ta aguentando...
    Ótima resenha!
    Beijos!
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paula, ficamos pobres mas é por uma boa causa rsrsrs

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  7. Gente confesso que nem sabia o conteúdo desse livro, só tinha visto a capa e achado bonita e pensado que poderia ser mais uma distopia. haushau
    Mas poxaaaaaaaa tem física no livro! <3
    E eu amo física, fique mega curiosa com a abordagem que o livro tem e com o rumo que a história vai tomar.
    Ótima resenha Diego, parabéns!
    Com certeza esse livro eu vou comprar!

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mih, para quem gosta de física este livro realmente é um prato cheio rsrs muito bom.

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  8. ueria pedir desculpas pelo comentário do "Maluquices Davi" é que meu irmão logou com a conta dele e não me avisou. Então esse comentário é todo meu. rs'
    Me Desculpe mesmo.

    Que resenha bem construtiva, eu fiquei muito interessada mesmo, como disse no Eu li até a página 100.
    Esse livro tem uma história muito boa, daquele tipo que deve te prender de um jeito que você não consegue parar de ler.
    Eu fico imaginando como entender essa física toda. rs'
    Como eu compro esse livro, você pode me dizer?
    Quero muito saber o que Alexandre faz pelo Vitor e se tudo se encaixa de uma certa forma no final.
    Gostei mesmo da sua resenha.
    Parabéns :)

    Racheel Chefee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Racheel, fico feliz que você gostou da resenha e se interessou pelo livro.

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  9. Bem interessante a história desse livro, ainda não vou coloca-lo na minha lista por ser um livro que ainda não me chamou atenção!
    A resenha está ótima de um jeito que conseguimos saber o que esperar do livro!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dani, quem sabe depois você acabe lendo este livro e nos diga o que achou.

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  10. Olá Diego, tudo bem??
    Eu adoro ficção científica,é um dos meus estilos favoritos, e esse livro realmente parece ser ótimo.E depois de ler sua coluna LI até a página 100, já tinha ficado super interessada, mas depois de ler sua resenha, já inclui ele na lista de livros desejados!!
    Parabéns pela resenha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli, que bom ver que o livro chamou sua atenção, espero mesmo que você leia e depois nos diga o que achou.

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  11. Eu também li essa obra, Diego. Confesso que a leitura me prendeu do início ao fim. Não consegui terminar enquanto não chegava no final.
    Gostei bastante da sua resenha. A forma que você descreveu algumas partes foram bem interessantes. Eu não coloquei a questão da fé, mas coloquei a questão que o livro perpassa a ideia de religião. Contrapondo as teorias que muitos acreditam e outros pontos além do que as pessoas buscam como ideal.
    Achei essa obra fantástica. Minha nota também foi quatro. Por motivos que ele é um pouco prolixo, às vezes. Isso tornou a narrativa um pouco arrastada, desnecessária em alguns pontos.
    Você não achou?
    Quanto a ideia e a estrutura, achei ótima. Achei também que a diagramação dos capítulos poderiam ser na mesma página, achei desnecessário um capítulo com umas cinco linhas, gastou-se folha em vão. Acho que reduzindo, o valor do livro até seria mais em conta.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza os conceitos científicos abordados são muito interessantes, para quem está estudando isso seria ótima ver os temas sendo abordados de maneira diferente. Com relação aos capítulos realmente poderiam ser na mesma folha, mantendo as mesmas divisões que ficaram ótimas.
      Em dados momentos a narrativa enrola um pouco, mas são poucas as passagens em que notamos isso, no final temos um livro muito bom.

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  12. Adorei a resenha, Diego!
    O livro parece super interessante e dá para perceber que o autor teve um super cuidado para construir seu mundo! Gosto muito desses livros que intercalam a história entre os personagens - fico ainda mais curiosa!
    Com certeza entrou para a listinha!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...