{Resenha} - Extraordinário - R. J. Palacio

Resolvi sair da minha área de conforto e peguei um livro da minha esposa, ainda bem que deu certo! Não era romance (risos) este livro nos apresenta a visão de quem sofre bulling, apenas por ser diferente, confiram a capa do livro e a sinopse:


Autora: R. J. palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


August é um garoto normal, se não fosse pela tremenda deformidade em sua face, uma terrível doença que o afetou desde o nascimento, várias e várias cirurgias depois o livro nos leva para quando Auggie já tem 10 anos e seus pais pretendem enviá-lo para uma escola normal.


Vou apenas abordar aspectos da história, não tenho como descrever tudo o que ela representa, vocês vão ter que ler futuramente. Confesso que me surpreendi com o livro e li em apenas dois dias. 

August é uma criança adorável, seus pais e sua irmã Via cuidam muito bem dele, sempre o protegeram dos males da sociedade preconceituosa, mas é chegada a hora de libertá-lo, deixar que August cresça e se mostre para o mundo.

O mundo dele muda bruscamente, sempre estudou em casa e não aparecia muito na rual, ia algumas vezes ao ano na escola de sua irmã, sempre em ocasiões especiais, festas, peças teatrais, feira de ciências mas nunca frequentou uma escola, sua mãe era quem lhe dava aula. Agora aos 10 anos ele irá ingressar no 5º ano, uma época de mudanças já para os alunos normais imaginem para ele!

Ele irá conhecer amigos verdadeiros, mas também irá sofrer com o desprezo de outros, muitos não o olham diretamente mas ficam olhando de canto de olho, Auggie já esta acostumado com isso, aprendeu a ignorar e não se importa mais com a reação das pessoas.

Poderemos sentir na pele o quanto algumas crianças podem ser cruéis, inventam uma brincadeira onde quem encoste nele tem 30 segundos para se lavar ou irá pegar a "praga", algo horrível de se fazer com um carinha tão legal quanto o Auggie. Ele é muito inteligente e se dá bem em praticamente todas as matérias e ainda ajuda seu amigo Jack.

Como amigos mais próximos ele tem somente o Jack e a Summer, mas alguns outros apareceram, situações embaraçosas irão acontecer e muitas provações virão.

Os capítulos são divididos entre August, Via, Summer, Jack, Justin, August, Miranda, August. Essa divisão é muito agradável pois temos a perfeita noção dos acontecimentos por ângulos diferentes, situações que só a pessoa envolvida consegue descrever o real motivo dela.

Uma lição de vida, superação e amizade, um livro para todos os leitores, não importa seu gênero literário favorito, este livro vai conseguir te fazer sorrir, sentir ódio, marear os olhos e por fim refletir um pouco sobre suas atitudes durante a vida. Será que eu já impus este tipo de sofrimento em alguém?

Não interessa sua face, sua cor, seu credo ou raça! O importante é quem você é por dentro, o quanto de gentileza você consegue compartilhar com o mundo!


Alguns dos preceitos que eu gostei:

"Não tenha amigos que não estejam à sua altura - Confucio"Preceito do Sr. Browne

"É melhor saber algumas perguntas do que todas as respostas - James Thurber"Preceito do Sr. Browne

"Se você consegue passar pelo ensino fundamental sem ferir os sentimentos de ninguém, isso é muito maneiro - Summer Dawson"

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos um vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo - Auggie"

Acho que consegui passar para vocês o quanto esta jornada será árdua, nada nunca será fácil para nosso amigo Auggie, mas ele é um vencedor, assim como todos os Auggies pelo mundo. Espero que todos vocês possam um dia ler este livro, não irá lhe tomar muito tempo mas garanto que irá lhe tocar na alma.

Espero que vocês tenham gostado da maneira que resolvi escrever está resenha, não queria expor os acontecimentos para vocês, é uma jornada de conhecimento que só se intensificará ao lerem o livro, um abraço em todos vocês e lembrem-se:

"Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração - Henry Ward Beecher"




 



13 comentários:

  1. Olá Diego!
    Estou com muita vontade de ler esse livro desde que comecei a ler várias resenhas sempre apontando-o como positivo e cheio de conhecimento, ensinamentos pra dar.
    Tenho certeza que Extraordinário vai me fazer feliz (risos).
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Divana, realmente o livro é ótimo, me surpreendeu de verdade! É um livro para todos os tipos de leitores, quando tiver um tempinho leia viu :-)

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  2. Nunca tinha lido uma resenha desse livro, na verdade só olhava a capa nos posts do Facebook, mas nunca me interessei, aí confesso que vim aqui pra participar do TC, e eu li a resenha.
    Esse livro deve ser incrível, deve ser tipo lição, das pessoas que sofrem com algum problema físico e tem de mostrar força e mostrar que não é complexado, e aguentar o desprezo de pessoas que não sabem o sofrimento que essa pessoa passa , mas ao mesmo tempo essa pessoa mostrar superação, gente essa sua resenha está muito boa mesmo.
    E você está certo quando diz que o importante é o interior.
    Já pedi esse livro pra minha mãe.

    Beijos Racheel Chefee

    ResponderExcluir
  3. Bem legal a resenha, pessoal! Fiquei curioso pra ler!
    E curti o Face de vcs!

    Deem uma passada no meu site pra conhecer um pouco do que eu escrevo, se puderem ;)


    Grande abraço!!

    Marcio CS
    http://www.marciocs.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Diego, tudo bom?
    Tenho tanta curiosidade em ler este livro! Parece ser bem diferente do que o normal!
    Amei sua resenha, ficou ótima!!!
    Colocando o livro na listinha em 3...2...1
    :)

    ResponderExcluir
  5. Considero 'Extraordinário' o melhor livro lido por mim este ano. (até agora!) August me cativou desde o começo, com seu jeitinho crianção. É um livro que vale muuuuuito a pensa ser lido, e recomendo sem qualquer sombra de duvida!

    ResponderExcluir
  6. Oiie, esse foi um dos últimos livros lidos no ano passado e me surpreendeu bastante pois comecei a ler sem muitas expectativas. August nos ensina várias lições de vida.
    O meu é o livro "azul" a Intrínseca caprichou no design desse livro <3

    Beijos, Thaynara
    Livros com Bolinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá Diego, tudo bem??
    Ouvi falar tão bem deste livro! Quero muito lê-lo, sua resenha só me deixou mais e mais curiosa. E o pior é que tenho ele bem aqui na minha estante, mas são tantos livros pra ler que acaba ficando para depois, mas fiquei bastante animada e irei ler ele em breve!
    Parabéns pela resenha!! Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Estou querendo muito ler esse livro, sou apaixonada por ele de tanto ver falarem dele por aí...Sabe o que é pressionar um amigo a ler um livro só pra ele te emprestar depois? Tô nessa situação haha
    E a propósito, bela resenha!

    ResponderExcluir
  9. Eu estou com esse livro na minha listinha de próximos! Super ansiosa para ler! Eu adoro essa capa 'antiga', acho linda, linda! A minha é a nova... Também gosto, mas prefiro a antiga!
    Eu, com certeza, aplaudiria Auggie de pé! =D
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é perfeito Diego! Amo de coração toda a lição que ele passa :3 Auggie é um garoto muito especial e corajoso <3

    Abraços
    David Andrade
    http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que resenha incrível, me deu mais vontade de ler o livro. :)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...