{Resenha} - Outros Tempos - Leonardo Nóbrega

Autor: Leonardo Nóbrega
Editora: Premius
Páginas: 312
Sinopse: Ulisses, um jovem bem-sucedido jornalista que vive na bela e agitada cidade de Fortaleza, tem sua despreocupada vida de solteiro transformada quando acorda, numa manhã qualquer, no ano de 1942. Nessa "nova" vida, no passado, o recebimento de um pacote misterioso deixado para ele pela bela Camille o envolverá em uma série de eventos relacionados com a II Guerra Mundial, com uma célula nazista no Brasil e com a resistência brasileira, que o levará, alternadamente em suas duas vidas, por um labirinto angustiante de segredos, códigos, tradições e mortes, mas também de poesia, festas e romance. Uma história envolvente e surpreendente.
Fonte


Curtam a página Outros Tempos



   Vocês sabem o que é sentir nostalgia por uma época em que você não viveu? Foi exatamente o que senti ao ler este livro, saudades de um tempo que não é meu.

   Na história vamos acompanhar o promissor jornalista Ulisses, residente na cidade de Fortaleza CE 2013, mas em um belo dia ele acorda sobressaltado, sentindo que tinha algo tremendamente errado, e realmente estava, ele não conhecia aquele quarto, aquela casa e ao abrir a janela se deparou com a linda e bucólica Fortaleza de 1942.

   Não vou me estender nos pormenores da história, quero passar para vocês apenas o contexto geral e como foi prazerosa a leitura desta obra.

   Ulisses mora com os pais, também é jornalista em 1942, sua memória é um dos pontos interessantes da história, pois ele se lembra do futuro e também tem flashes dos acontecimentos daquela época, imaginem a confusão que se passa em sua mente.

   Em 1942 nos vemos face a face com o nazismo, a guerra assombra a todos, nem a pacata e bela cidade de Fortaleza está fora do alcance dos braços inescrupulosos do nazismo.

   Por ser um jornalista dedicado e já ter desmascarado muitas falcatruas e sempre priorizar pelo bem, Ulisses acaba sendo arregimentado para o grupo de resistência brasileiro, isso o colocará no meio de:
*Espionagem
*Assassinatos
*Traição
*Armas secretas
*Guerra

   Como lidar com tudo isso e ainda ter que a cada dia, entender suas próprias memórias, se redescobrir a cada relato do seu tão estimado amigo e companheiro de trabalho Pedro, se deleitar em noites de poesia costumeiras mas que para ele era como se fosse a primeira vez, ver que sua namorada é uma estonteante mulher, a bela Lygia, fascina a todos com sua rara beleza.

   Leonardo Nóbrega conseguiu mesclar tudo isso de maneira excelente, os capítulos são pequenos e isso me agradou muito, pois sempre nos deixa naquela de querer ir para o próximo e descobrir como acaba a história.

   A descrição da cidade em 1942 e os diálogos propostos para aquela época, foram os detalhes que me fizeram imergir nesta obra de uma maneira única, nos sentimos transportados para aquela época. Terminei de ler o livro lá pelas 23h e isso me proporcionou uma noite maravilhosa de sonhos na Fortaleza de 1942, realmente foi uma leitura muito prazerosa.

   Espero que vocês também mergulhem neste romance, acompanhem o que acontecerá com este grupo nazista infiltrado no Brasil, Ulisses vai continuar em 1942 ou retornará para 2013? Lhes digo o seguinte:

"Você ficará preso nesta história mesmo depois de termina-la. O final é surpreendente."

Alguns quotes:

"Como é tênue e embaçada a fronteira entre o objeto útil e a mortífera arma, o que diferencia os dois lados de um mesmo objeto é apenas o uso feito por aquele que o empunha, seus humores e temores. Isso é terrificante."

"Aquela mulher de preto Simples,Exuberante Feriu o tempo por um instanteNaquele momento só ela...Ela e o seu vestido pretoSimples. ExuberanteComo são os vestidos das molas do sertão!Não sei se aquele perfume,Cheiro de fêmea que se sabe fêmea,Exalava das pequeninas flores do vestidoOu do bustos macio / emoldurado em um decote /Escondido egoisticamenteGenerosamente a mostra"

"Quão tristes são esses seres sem alma e coração que passeiam entre nós em tão grande número. Qual será o recheio que sustenta suas cascas?" Questionou Ulisses. "Será que eles não percebem que não vivem, apenas representam suas pequenas tragédias cotidianas que, no fim, sabemos todos como terminam. Daqui a mais cem anos quem serão eles? Ninguém! Estarão totalmente esquecidos. E o que fizeram para deixar o mundo melhor do que o encontraram? Faria alguma diferença se essas pessoas nunca estivessem estado aqui, entre nós?"




   Bem pessoal é neste misto de ação e poesia que me despeço de vocês, espero que tenham gostado da resenha e depois me digam o que acharam do livro. Abraço e até mais.


16 comentários:

  1. Um livro que trata sobre "viagem temporal" (mesmo que não física) brasileiro? Legal não conhecia o livro mas já tinha te visto falando dele. Sou fã da literatura da Segunda Guerra Mundial e passei a minha adolescência toda lendo livros desse tipo, como Leon Uris e seus livros cheios de descrições de batalhas.
    Sobre o nazismo no Brasil me vem a cabeça o livro do Ira Levin, Meninos do Brasil que fala de uma conspiração que acontece por aqui. Gostei da indicação vou procurar para ler o problema é que livros nacionais assim são dificeis de se achar não é?

    Rafa Filth Biblioteca Do Terror

    ResponderExcluir
  2. Verdade Diego eu tbm me transportei para a epoca, fui uma personagem, vivi momentos lindos mas, tbm angustiantes, eu amei o que li e o que vivi com OUTROS TEMPOS, um livro marcante mesmo, maravilhoso e vc sentiu o mesmo agora entendeu, qdo falei.

    ResponderExcluir
  3. Os livros brasileiros estão realmente surpreendendo. Antes muitas pessoas diziam que os livros eram horríveis somente porque eram por autores do Brasil, mas hoje isso não se vê mais e eu fico até mesmo mais aliviada... Eu amo Machado de Assis... =D
    Ótima resenha e o livro parece ser muito legal. Até a próxima.

    ResponderExcluir
  4. Uma obra de tirar o fôlego, excelente! Brasil,"mostrando a sua cara", que bom este grande passo na literatura. parabéns Brasil!
    Diego aproveitando, eu queria saber se este Top Comentários aqui do lado está funcionando? Pois já tem gente com 40 só em Janeiro?
    E olha lá o e-mail que lhe enviei, aguardo resposta!
    http://livroseestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro. Foi a capa que me chamou atenção, então resolvi conferir a resenha. Fiquei bem interessado, vai entrar na minha lista de compras deste ano. É uma boa aposta da literatura nacional, temática intrigante.

    Abraços, DuLapa
    Blog DuLapa - www.dulapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Mais um livro brasileiro surpreendendo! Gostei do livro pois tem aquela sensação de nostalgia por uma época que você não viveu, sou fascinada por livros assim e sou fascinada também por livros que me prendam no lugar e surpreendam. Amei o livro e quero muito ler.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livros de viagem no tempo, e a curiosidade nesse, creio que minha, é saber o motivo de ele parar em outra época... Quantos livros bons brasileiros estão sendo lançados.

    ResponderExcluir
  8. Será que ele vai preferir ficar em 1942? Bom seria se ele conseguisse mudar algo para que 2013 fosse um ano melhor, né?
    Eu amo livros que tratem de guerra, nazismo... gosto de ler analisando a verdade por trás, ou seja, a história por trás da estória.
    Apesar da tristeza que foi o nazismo eu adoro ler sobre...
    Os livros que mais gostei até hoje trazem certa realidade...
    Vou prestigiar nosso autor e sinto que vou amar tb este livro!

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de livros assim, mas não liguei. Adorei a resenha, e o livro também!
    E ainda por cima, é nacional! Ai que lindo! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Diego, tudo bem??
    Nossa estava realmente animada, e depois de ler sua resenha, fiquei encantada com esta historia por vários motivos: acontecer no Brasil, este temática de voltar no tempo, a edição e ser de autor nacional!!
    Algo super bacana, e uma historia que deixa a gente super interessado,principlamente por esta sua frase: "Você ficará preso nesta história mesmo depois de termina-la. O final é surpreendente.!!
    Já esta na minha lista de desejados!!

    ResponderExcluir
  11. Os nacionais cada dia mais surpreendentes ^^ amei a temática e mais ainda como o autor brinca com as palavras e nos faz "viajar" no tempo, o gostoso é que isso nos prende na história.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. Livros brasileiros estão realmente surpreendentes!!!Ja li vários livros nacionais e me apaixono por quase todos.Eu particularmente não conhecia o livro mas já tinha visto varias pessoas falando sobre ele.Eu sou fascinada por esse tipo de gênero adorei a resenha não vejo a hora de ler ele rsrsrsrsrs.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia, mas só por se passar na Fortaleza dos anos 40 já gostei. Já no fim da Segunda Guerra, em Fortaleza teve uma base estadunidense no bairro que passou a se chamar Pici porque lá fica o Post Comand (PC) por isso o nome do bairro. Com essa presença dos soldados, as garotas que se relacionaram com eles passaram a se chamar "garotas Coca-cola", mas esse apelido se expandiu para a geração do pós-guerra na cidade. Fortaleza nessa época já sofria influências estadunidense, diferente do período anterior com influência francesa.

    ResponderExcluir
  14. Já li livro da Premius, mas Outros Tempos não conhecia. O livro tem uma temática muito legal, mistura vários elementos com a história da cidade. Adorei a resenha. Valeu pela indicação. Vou procurar esse livro. :)

    ResponderExcluir
  15. Adorei o livro, ele tem tudo para ser ótimo, e eu estou curiosa com esse negocio de ele viver em tal época e ter lembranças de seu futuro é isso? espero poder ler o livro em breve, a trama me encantou antes mesmo de eu ter lido.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigado a todos pelas palavras de carinho. Infelizmente colocar os livros nacionais nas grandes redes ainda é muito difícil, mas, para quem mora em Fortaleza, pode ser adquirido na Livraria Saraiva do Iguatemi, nas Livrarias Smile (Tem no Shopping Benfica) e na Ler Livraria (Shopping Aldeota e Molina Shopping). Quem não mora aqui, pode entrar em contato comigo que envio pelo correio mediante depósito em conta corrente. Abraços e Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...