{Resenha} - Terras Metálicas - Renato C. Nonato

   Galera trago para vocês a resenha de mais um livro nacional, entrei no book tour deste livro por intermédio da amiga Thaynara koti do blog Livros Com Bolinhos. E foi uma alegria ver que a cada livro que conheço dos assim chamados "Novos Autores Nacionais" eu me surpreendo com a criatividade e paixão que todos demonstram pela literatura, se você ainda não leu um desses livros nacionais está perdendo uma excelente aventura.


Autor: Renato C. Nonato
Editora: Novo Século
Páginas: 615
Sinopse: A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar… Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.


   O livro nos transporta para um mundo pós apocalíptico, a Terra foi devastada por uma guerra nuclear e tudo o que sobrou da humanidade se encontra a centenas de metros no sub-solo, em uma imensa atmosfera envolta em um manto de metal esférico, essa Terra artificial foi denominada de Esfera. Nela vive tudo o que restou da humanidade, cidades, escolas, hospitais, trens e tudo mais a fim de se parecer com aquilo que um dia já existiu.

   A Esfera já possui centenas de anos, sua população já enfrentou uma grande crise, uma espécie de guerra civil, nesta guerra muitos dos dados de que como se opera o "mainframe" foram perdidos, o que restou está criptografado e não se sabe como desvendar esta criptografia. No decorrer da história vamos sendo apresentado a toda a imensidão da Esfera e toda a sua complexidade, me espanta a criatividade de Renato em criar este habitat futurístico e muito plausível até certo ponto.

   A humanidade vive em sociedade, com suas classes hierárquicas bem definidas, aqueles que comandam e regem a Esfera são denominados Elite, vocês em breve saberão sobre outra face denominada "Facção".

   A tecnologia é algo que nos chama a atenção nesta história, a comida é disposta em capsulas que contém os nutrientes de cada refeição, existem pequenos robôs flutuantes denominados "Tashi" e eles são os mascotes das crianças, possuem uma I.A avançada, falam e tentar expressar suas emoções se tornando assim verdadeiros amigos. Iremos conhecer os "Tashi" de cada um dos personagens e garanto que vocês irão rir um bocado com as personalidades de cada um deles.

   Vamos acompanhar os amigos e estudantes Raquel, Tales, Camila, Ângelo, Luana, Isabela e muitos outros, eles estudam para ganhar seu chip, chip esse que reage a cada organismo lhe dando poderes, cada um recebe um nome e tem seus poderes diferenciados, vejam:

Antenas - podem ler pensamentos e até mesmo interagir na consciência das pessoas ao seu redor.

Bios - possuem a capacidade de alterar sua própria composição corporal, ficando mais fortes, mais rápidos e até mesmo mudando de forma.

Túneis - capazes de criar um braço invisível que pode mover coisas a distância, em seu poder máximo podem criar vários braços e em teoria até mesmo voar.

Sibérios - podem alterar a essência dos materiais fazendo com que aqueçam absurdamente ou esfriem até o zero absoluto.

Exilados - são aqueles em que o chip não reage, ficam assim responsáveis pelos trabalhos básicos essenciais na Esfera.

   Os diálogos entre os jovens são bem legais, bem de acordo com a idade deles. Uma coisa que me alegrou bastante foram os nomes escolhidos pelo autor, nomes comuns, nada de "americanizar" nos nomes.

   Vamos acompanhar a busca deles por suas habilidades, os esforços e frustrações pelo caminho e nesta caminhada iremos cada vez mais ver como funciona a Esfera, muitas vezes me peguei de certa forma imerso na Esfera, uma ideia tão rica que me fez imaginar um filme mostrando todos os detalhes deste mundo incrível.

   Estes jovens talentosos vão se deparar com uma informação que irá mudar a vida deles para sempre!

"A Esfera está com seus dias contados, seu sistema principal irá entrar em colapso"

  Eles decidem que não irão apenas acompanhar tudo de braços cruzados, vão querer salvar todos e a própria Esfera nem que para isso arrisquem as próprias vidas.

   Uma narrativa bem desenvolvida, cheia de emoções! Acompanhamos esta turma em suas aventuras e descobertas, recheada de reviravoltas pelo caminho. Ao terminar de ler este livro não me contive e fui logo falar com o Renato C. Nonato:

"Vai ter continuação, não é?"

   Aquele gosto de quero mais quando você acaba de ler a página 615 não é algo que vai embora rapidamente, estou aqui escrevendo esta resenha e imaginado o que vem a seguir, qual o destino da Esfera? O que está turma irá enfrentar daqui para frente? Simplesmente quero logo ler o próximo.

   Espero que vocês gostem desta aventura tanto quanto eu, não deixem de postar aqui seus comentários. Abraços e até a próxima.





15 comentários:

  1. Não consegui ler todo =/ Minha amiga leu e também amou!
    Acredito que ainda vou dar uma nova chance rs. Nossos autores realmente são muito bons e merecem crescer muito!!!

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís, leia sim! Vale a pena dar uma chance e terminar esta bela história, o final vai deixar você com o mesmo gostinho de quero mais que eu fiquei rsrsrs

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  2. Adoro livros pós apocalípticos... Fiquei curiosa, principalmente por ser nacional...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, você vai gostar da abordagem do autor e do mundo que ele criou, com certeza indico esta leitura.

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  3. Adoreei a resenha, aguardo ele passar por mim também!
    Gosto bastante do gênero e acho que me aventurar muito lendo esse livro!
    \o/
    Bjs bjs Mih!
    Paradise Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mih você vai gostar bastante da leitura, o final é bem empolgante rsrsrs

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  4. Que bom que gostou :D
    Apesar de ser um "tijolinho" parece ser incrível.
    Mal posso esperar para ler-lo.

    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar Thaynara, realmente são muitas páginas mas quando engrenamos nele rapidinho da pra terminar, basta ter tempo livre para ler rsrsrs

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
  5. KKKKKKKKKKKK minha colunista ficou como você Diego. Ela meio que também teve a mesma reação que você e correu pra saber se ia ter continuação KKKKKKKK. Não tive oportunidade ler mais quero muito.

    Abraços
    David Andrade
    http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder leia mesmo, é muito bom! Falei com Renato e ele está terminando de escrever o segundo livro, espero que ele lance este ano!!

      Abraço,
      Diego de França

      Excluir
    2. Estamos na expectativa tambem. Esperamos que também saia esse ano :)

      Abraços
      David Andrade
      http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Adorei a resenha.Amo livros pós apocalíptico não vejo a hora de ler ele.
    Os livros nacionais estão surpreendendo cada vez mais.

    Bjss
    http://malucasporliterstura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já faz um bom tempo que eu quero muito ler Terras Metálicas. Achei a história tão diferente, e a cada resenha que leio fico mais interessada ainda! Estou super curiosa pra saber mais da história e espero ter uma oportunidade de ler em breve.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Diego, tudo bem?

    Eu terminei de ler esse livro agora pouco. Achei o máximo. A história é ótima e super envolvente. Adorei as aventuras que os personagens passam e o mundo que o Ricardo criou é demais.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...