{Resenha} - Não Nascemos Prontos

Seguindo com mais uma resenha para vocês, agora seguindo a área filosófica e reflexiva:

Autor: Mario Sergio Cortella
Editora: Vozes
Páginas: 134
Sinopse: O grande desafio humano é resistir à sedução do repouso, pois nascemos para caminhar e nunca para nos satisfazer com as coisas como estão. A insatisfação é um elemento indisponível para quem, mais do que repetir, deseja criar, inovar, refazer, modificar, aperfeiçoar.
Assumir esse compromisso é aceitar o desafio de construir uma existência menos confortável, porém ilimitada e infinitamente mais significativa e gratificante.






   Mario Sergio Cortella é um escritor que sabe o que escrever. Essa definição parece pedante, mas hoje, com a proliferação dos meios de comunicação, de suma importância.

  Ele consegue levantar pontos importantes da vida cotidiana e que foram esquecidos durante a implementação desse novo modo de viver que temos.

   Nesse livro, Não Nascemos Prontos, Cortella nos demonstra como surge a vida humana. Não meu caro, não é um livro de medicina, de biologia, de evolucionismo genético. Trata-se de vida humana social, de como as relações são construídas e destruídas, como o homem aprende a falar, a escrever, a pensar, como é influenciado pelo filme de um país distante ou como se deixa tocar por uma música que persiste por milênios.

   E como, nessa jornada, não devemos nos imobilizar. O homem nasceu para movimentar-se, não o contrário. Plantas é que são assim. O saudoso Guimarães Rosa tem uma frase muito forte nesse sentido: ‘o animal satisfeito dorme’. Isso, é verdade. O homem que encontra satisfação em algo se imobiliza, torna-se estático e, assim, envelhece.

   Ao longo dessa obra Cortella nos demonstra como o caminhar, o agir, a dinâmica do dia a dia é importante para o crescimento do ser. Não podemos parar.


Aquele que para, que se dá por satisfeito, morreu!


Antonio Joalison


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...