{Especial} Livros Infantis

   Para fecharmos a "Semana da Criança" hoje trazemos para vocês alguns dos livros infantis que marcaram sua época e são clássicos até hoje. Então vamos lá:

1° Dica

O Pequeno Príncipe

Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir
Páginas: 96
Sinopse: Livro de criança? Com certeza!
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância.De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrençade questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíves na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordaçoes.O reencontro,o homem-menino.


Confiram mais com nosso parceiro Universo dos Leitores






Livro que nos encanta, não importa sua idade! Este livro também originou o desenho animado que passava no SBT, quem lembra?



2° Dica

Peter Pan

Autor: James Barrie
Editora: FTD
Páginas: 208
Sinopse: Esta é a primeira tradução integral de Peter Pan publicada no Brasil. O livro. De verdade. Sem mediações mesmo as mais simpáticas - como a de Lobato ou as da Disney, cada uma delas hoje um clássico á sua moda. Mas agora temos Peter Pan de Sir James Barrie. Primeiro e único, seria o caso de dizer. Originalmente Peter Pan foi escrito como parte de um romance para adultos (do próprio Barrie) entitulado "Pequeno Passáro Branco" em 1902. Em 1904, no Teatro Duk of York em Londres foi encenada a primeira versão dramática da fantasia Peter Pan. Durante muito tempo, Barrie se recusou a escrever uma versão narrativa da peça, mas deu sua autorização a um número diferentes de versões alheias. Quando finalmente fez sua própria, Peter Pan e Wendy, em 1911, foi um fracasso considerado incompreensível. E os leitores desta tradução que se baseia nela logo perceberão por quê. O texto é ambíguo, coloca problemas interessantíssimos de enunciação, confunde fecundadamente no narrador as vissões estereotipadas de linguagem de adulto e linguagem de criança, carrega aluções ao mundo adulto de seus problemas. A presente tradução procura ser fiel não apenas ao texto fascinante da versão de 1911 mas também ao terreno movediço e inseguro por onde vive Peter Pan, mantendo a confunsão de tempos verbais do original e uma incurável saudade do primeiro encontro infantil com o personagem.

Quem nunca se imaginou criança para sempre, vivendo aventuras e se divertindo com os amigos, simplesmente não dá para não gostar de Peter Pan.

3° Dica

Alice no País das Maravilhas

Autor: Lewis Carroll
Editora: Zahar
Páginas: 320
Sinopse: Esta edição de bolso da obra 'Alice no país das Maravilhas' conta a história das aventuras de Alice ao cair numa toca de coelho, que a leva a um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas que lhe apresentam enigmas. Em sua continuação, 'Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá', Alice tem de ultrapassar vários obstáculos - estruturados como etapas de um jogo de xadrez - para se tornar rainha. À medida que ela avança no tabuleiro, surgem outros tantos personagens enigmáticos.







Uma bela história recheada de fantasia, obra que originou desenhos, filmes e novos livros. Uma obra que ficará para sempre no hall da fama literário.

4° Dica

João e Maria

Autor: Irmãos Grim
Editora: Cosac Naify
Páginas: 30
Sinopse: Este conto relata a aventura dos irmãos João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a mulher, decide largá-los na floresta porque a família não tem condições para os manter. No caminho pela floresta, João e Maria espalham migalhas de pão. As migalhas, que é o detalhe mais conhecido e característico da obra, acabam por ser comidas pelos pássaros e com isso João e Maria acabam perdidos na floresta.
Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planeava engordar as crianças para depois comer a sua carne. Enquanto João se alimentava e ia engordando, Maria trabalhava na casa para depois ser a próxima.
Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e enganam-na atirando-a para dentro do próprio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai, cuja mulher tinha morrido, e voltam para casa levando consigo provisões suficientes para o resto de suas vidas.

Sempre quis achar uma casa de doces, mas sem bruxa é claro rsrsrs

5° Dica

O Gato de Botas

Autor: Charles Perrault
Editora: Rideel
Páginas: 8
Sinopse: Charles Perrault nasceu em Paris, a 12 de janeiro de 1628. Os seus contos de fada atravessaram os séculos e se incorporaram à nossa tradição, tornando-se clássicos inesquecíveis da literatura infantil. Livro ricamente ilustrado e adaptado ao contexto brasileiro. Neste título veremos se um amigo leal e astuto vale mais que riquezas! Veja o que este gato fez por seu mestre. 










De apenas um conto surgiram várias histórias de um gato muito esperto e que não anda sem suas botas.

6° Dica

As Aventuras de Pinóquio

Autor: Carlo Collodi
Editora: Globo Livros
Páginas: 170
Sinopse: Publicado em 1883, este clássico juvenil conquistou crianças do mundo inteiro ao apresentar a história do boneco de madeira que queria tornar-se gente e seu pai, o marceneiro Gepeto.
Pinóquio é um boneco traquinas que se mete em confusão a todo o momento. Cada vez que prega uma mentira, seu nariz cresce. Ele envolve-se com a Raposa e o Gato, que pretendem enforcá-lo, mas consegue escapulir graças Fada e o Grilo Falante, que representa sua consciência.
Um verdadeiro conto de fadas onde o caráter humano é exposto com sutileza por meio das mais belas e emocionantes narrativas. Tradução da história original, o livro conta a história de um boneco que se transforma em menino de verdade. Mentiras, enrascadas, orgulho, ambi-ção, traição, arrependimento, perdão, coragem, são as emoções que mais se fazem presentes nesta emocionante aventura.

Uma história linda, muitos conflitos e superação, realmente uma das que mais me encanta.

Bem pessoal encerramos assim nosso Especial Semana da Criança, espero que vocês tenham gostando e continuem participando aqui do Leitor Sagaz. Bom fim de semana e bom feriado!

Diego de França


7 comentários:

  1. Ótimas dicas Diego! Alguns atuais também são muito bons, mas entre os clássicos você colocou os melhores...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigado Isabela, realmente eu quis pegar os clássicos, aqueles que nunca morrem. Até indiquei sua publicação referente ao Pequeno Príncipe, ficou muito legal.

      Diego de França

      Excluir
  2. Olá Diego!
    Cara parabéns mais um vez pelo post, isso me enche os olhos e me faz ter mil motivos para está aqui sempre! Adorei os livros infantis - afinal - como não amar essas delciosas historias! Continue assim!!


    Te espero para conferir as novas postagens no meu blog!
    Abraç, jeffrey!

    http://jeffreycorreia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jeff, é sempre bom ter você por aqui com a gente, só faz com que a gente se dedique cada vez mais para trazer bom conteúdo para todos.

      Diego de França

      Excluir
  3. O Pequeno Príncipe é lindo! Não sei quantas vezes já li, tenho até providenciar um para mim porque tive que devolver o da minha tia. Um ótimo livro, passa boas mensagens, a leitura é leve...

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca li esses livros.
    Nem mesmo O Pequeno Príncipe. Ok Ok, acho que sou uma sem infância... HUSAHUSHSAU
    Beijs!

    ResponderExcluir
  5. Ah cara, O Pequeno Principe é perfeito. Quero muito ler ainda Peter Pan, mas nada dos irmãos Green pq as histórias deles tem finais apavorantes D:

    Abraços
    David Andrade
    http://olimpicoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...