{Resenha} As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Comecei a ler As Vantagens de Ser Invisível só porque um amigo meu insistiu muito (só exagerei um pouquinho) e acabou me emprestando. O livro estava lá no final da minha lista de "livros que pretendo ler um dia".  Mas que bom que ele me emprestou, quem sabe num outro momento esta simplicidade do livro me passasse batido. E que bom que não passou.
 

Editora: Rocco
Autor: Stephen Chbosky
Ano: 2007
Número de páginas:
224


Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


Fonte: Skoob

Começarei pelo fim. Terminei as ultimas páginas e me veio uma sensação estranha. Entendam: não que isso queira dizer que é um final ruim ou trágico, na verdade é um livro que nos aborda à nossa realidade pela simplicidade que é narrado. Eu me vi nessas páginas.
Charlie é tão sensível, tão confuso, que eu comecei a pensar que ele não era apenas mais um adolescente, mais do que isso, Charlie se apresenta humano. E nós, humanos, temos de lidar constantemente com nossas emoções, com acontecimentos que nos tiram da realidade, nos entorpecem.
O que fez esse singelo Charlie para tocar o meu coração? Justamente sua simplicidade. Charlie é um amigo especial devido a sua sensibilidade em observar as coisas e entendê-las, como se não fizesse parte delas. Charlie está atento a tudo que se passa ao seu redor, mas da mesma forma está ausente a elas. Invisível. E é aí que ele percebe que tem de fazer parte!
Às vezes, é muito melhor deixar que as emoções nos inundem do que reprimi-las ou evitá-las, para assim nos sentirmos infinito.
O que mais gostei desse livro foi o sentimento repentino de amizade que nasceu nessas páginas. Pois, para mim, essa foi a melhor definição desse sentimento puro, a afeição que surge e nos entrelaça um ao outro. Num piscar de olho, se descobrir em outro alguém.
Na vida há momentos ruins (daqueles que preferiríamos esquecer) e bons também... São consequências de estar vivo. E estar vivo não é apenas abrir os olhos, levantar, ir ao trabalho ou a escola, voltar para casa e dormir novamente, estar vivo não é estar aprisionado numa rotina sem ao menos saber quem se é, sem ao menos ser. Viver é infinitamente mais. Como disse nosso querido Charlie “[...] a única perspectiva é estar aqui”. Então, a partir de agora, vamos estar aqui e aproveitar cada pedacinho dessa vida?
Acho que isso é o bastante, pois sentir é indescritível. 



"─ Ele é invisível. E Bob assentiu com a cabeça. E todos no porão fizeram o mesmo. E comecei a ficar nervoso como Bob, mas Patrick não me deixou ficar nervoso demais. Sentou-se do meu lado.Você vê coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende." 


 Mariana das Neves



18 comentários:

  1. Já esbarrei com esse livro por ai e como você disse é um livro que não chamou a atenção, se fosse para colocá-lo em uma lista de leitura o empurraria bem lá pro final, a capa me dava a impressão de que se baseava em algum filme ou série que tinha virado febre ou modinha!
    Mas pela sua resenha vou dar um voto de confiança e vou ler o livro!
    Grande abraço
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era exatamente essa a minha hesitação em ler o livro. Mas eu procurei lê-lo sem julgá-lo antes do fim, e ele me surpreendeu.
      Claudinei obrigada pela confiança, espero que este livro consiga te surpreender também!
      Agradeço por compartilhar sua opinião. Um abraço!

      Mariana das Neves

      Excluir
  2. Mariana, é isso mesmo! O livro dá um nó na gargante porque a gente se vê nele... A escrita é ótima, tudo muito estruturado! Amo o livro...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isabela! Também amei o livro pois é simples e encantador. Charlie é um personagem que terei sempre em minha memória.

      Um abraço!

      Mariana das Neves.

      Excluir
  3. Post lindo e emocionante,se eu não tivesse lido o livro,sairia correndo para ler,deu para sentir o quanto ele te tocou lendo a sua resenha!!

    Adorei!!

    bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz Bianca por ter conseguido passar em palavras o sentimento que nos traz As Vantagens de Ser Invisível.

      Obrigada e um abraço!

      Mariana das Neves

      Excluir
  4. Eu quase assisti este filme, mas me disseram que o livro era tão bom que acabei desistindo de assistir para ler o livro antes. Gostei bastante da resenha, só me animou mais.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui te animar ainda mais. Espero que tenhas uma experiência encantadora com a leitura deste livro. Ainda não assisti ao filme, mas depois do livro, com certeza vou querer ver!

      Obrigada e seja sempre bem vindo, também estou seguindo o seu blog e estarei lhe visitando!

      Mariana das Neves

      Excluir
  5. Oi, eu não lembro se já tinha visitado seu blog, mas acho que não,rs. Gostei muito de sua resenha, esse é um livro que tenho muita vontade de ler, assim que tiver tempo e terminar os que já tenho em casa, esse é minha próxima compra.
    Amei seu blog, bjos

    http://www.historiaspossiveis.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Que bom que você gostou do blog, essa foi a forma de trazer para outras pessoas minha paixão pelos livros <3

      Vale realmente a pena você deixar qualquer leitura por esse!

      Beijocas da Deebs

      Excluir
  6. Oie, vim te visitar e seguindo =D
    Não gostei dessa capa, mas gostei da resenha e opinião, quero ler e me sentir melhor que vc.
    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Máh!
      kkkkk essa capa é uma coisa não é? :P

      Realmente esse livro mexe com a gente, espero que você goste! Boa Leitura!

      Beijocas da Deebs

      Excluir
  7. Comprei o livro nas últimas férias e tinha demorado um pouco para começar (a lista só vai acumulando).
    Mas é realmente uma ótima leitura, emprestei pra vários dos meus amigos e eles também gostaram...
    Tem uma parte que adoro ler, que é o poema que ele colocou no livro, em geral não leio poemas, mas você chega no final daquele e simplesmente sente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna fofa que bom que você gostou do livro, ele é um pouco melancólico o que é a minha cara. kkkkkkkkk
      Já o tenho na minha estante mas não tive coragem de lê-lo :( porque? Não sei! Um dia!!

      Beijocas da Deebs

      Excluir
  8. quero muito ler, parece ser ótimo *-*'
    vou colocar na minha lista de leitura hahaha
    visita flor? http://adolescentes-atualizadas.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!!! Obrigada por ser a nossa seguidora de número 200 \o/ \o/

      Pode colocar sim As Vantagens de Ser Invisível na sua lista, tenho certeza que você vai amar <3

      Beijoca da Deebs e claro que visito sim :)

      Excluir
  9. Sério que teve essa impressão de As Vantagens? Eu curti, apesar de ser bem melancólico. Mas já li melhores, concordo. Não é lá tudo isso.

    Abraços
    David Andrade
    http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Peguei um dia emprestado do meu amigo e simplesmente me apaixonei a cada capitulo era como se eu tivesse sentido a dor as emoções do personagens como se fizesse parte da narrativa. Ótimo livro super recomendo...

    Bjss

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no "Leitor Sagaz" em breve seu comentário será publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...